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Dicas BMW Car Club Brasil
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As abraçadeiras devem ser substituídas na primeira vez que ocorrer troca de mangueira, pois as originais só devem ser apertadas uma vez.
Existe uma abraçadeira nacional, fabricada pela Suprens, totalmente em aço inox, superior a peça original.
Para apertá-la devemos usar uma chave de boca de 06mm.
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O acoplamento da hélice do radiador de água, normalmente da marca Behr, deve ser examinado a cada 10.000kms e trocado a cada 40.000kms ou a cada 04 anos.
Quando o motor do seu BMW é mais exigido, como em uma subida de serra, e o marcador de temperatura indicar aumento, o defeito pode ser do acoplamento viscoso da hélice de refrigeração, desde que:<br>
· não exista mangueiras ou correias rompidas
· o nível do coolant do radiador esteja normal
· a válvula termostática esteja funcionando corretamente.
Recomenda-se que a verificação, o serviço de troca, e sua conferência sejam realizados somente em concessionários autorizados.
Também pode-se comprar a peça original BMW através de importadores independentes brasileiros:
Bremmen…………. Tel.: 11 4066-3003
Warehouse………. Tel.: 11 6604-5007
Bavaria Import….. Tel.: 47 453-0099
Para maiores informações, consulte a Behr Brasil, Tel.: 11 4652-0300.
Estes são itens muito importantes à correta manutenção do seu BMW.
Devem ser feitos a cada 10.000 Km, sendo que antes devemos verificar as condições dos amortecedores, bieletas, buchas do bumerangue, pivôs, caixa e terminais de direção, pois se necessário, deverão ser substituídos.
Em São Paulo, recomendamos o Quadrelli, um especialista, Tel.: 11 3721-5039, o qual utiliza um dos melhores equipamento do mundo, o alemão Hunter.
Os amortecedores devem ser examinados a cada 30.000 kms e trocados a cada 60.000 kms.
Recomendamos os originais BMW. Há vários fabricantes conceituados que possuem homologação junto a BMW: Bilstein, Sachs, e Boge entre outros.
De modo geral, os amortecedores da Sachs e da Boge propiciam um rodar macio enquanto os amortecedores da Bilstein, focados na condução esportiva, possuem maior pressurização e portanto propiciam um rodar mais firme. Portanto, em vias de piso irregular como no caso de várias regiões brasileiras, os Bilstein poderão resultar num rodar um tanto desconfortável.
Um especialista em amortecedores, e representante da Bilstein no Brasil, é a Suspensão e Soluções Ltda. (http://www.ss-amortecedores.com.br/). A SS não somente comercializa os produtos da Bilstein mas tamém possui o ferramental e o conhecimento adequados para recondicionar ou re-calibrar amortecedores Bilstein.
Outra opção de amortecedor é o holandês Koni, representado no Brasil pela LG, Tel.: 11 5181-9619 .
No caso de restauração, recomendamos um especialista em Curitiba chamado Robust Amortecedores, Tel.: 41 278-8395 ou 41 284-5233.
No caso das E36 Coupê e Sedan, a torre dos amortecedores traseiros costuma rachar, em função da fadiga do metal, podendo ocasionar um acidente grave; este item deve ser verificado a cada 40.000kms e a BMW fornece uma peça reforçada para substituição (recomendamos que este tipo de serviço seja feito em concessionários autorizados).
Também recomendamos a troca do suporte traseiro dos amortecedores por um mais reforçado, como aqueles oferecidos pela Rogue Engineering.
Resistência à corrosão
Resistência à abrasão
Resistência à oxidação
Maior resistência a riscos
Não condução de eletricidade
Vida útil maior
A anodização também garante um acabamento melhor, mais uniforme.
O processo de anodização não altera as medidas das peças.
Podemos recomendar a empresa Milart de São Paulo, Tels.: 11 3813-1522.
Anti-chip
CLASS WASH PARKING
ACESSÓRIOS LTDA – ME
Rua Chico Pontes, 1040 – V. Guilherme
CEP: 02067-002
Tel.: 11 6901-4389
Email: classwash@ig.com.br
LAVA RÁPIDO E ESTACIONAMENTO MONTE PASCAL LTDA (BEL CAR)
Rua Monte Pascal, nº 56 Alto da Lapa
CEP: 05078-010
Tel.: 11 3641-3394
Email: pascal3m@bol.com.br
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Em breve
· Correia solta ou desgastada, patinando na polia, cuja solução é a sua substituição.
· Embreagem do compressor patinando, cuja solução é a usinagem de sua face e ajustando-se os calços e seu ângulo, para um perfeito acoplamento.
Arrefecimento
Em breve
Para os veículos com eletrônica embarcada, normalmente após 2002, recomendamos a manutenção em concessionário.
Para manutenção ou troca de peças, no caso dos BMWs até 2000, recomendamos o Auto Elétrico Graúna de São Paulo, Tel.: 11 5533-3910.
Após 1995, principalmente com relação aos alternadores “blindados”, recomendamos a Auto Elétrica Senna Tel.: 11 2967-3014 ou 9407-0692.
Bancos
Os bancos do seu BMW no Brasil, geralmente homologados em couro, necessitam de manutenção.
O ideal é que pelo menos uma vez por ano seja feita lavagem e hidratação, para uma boa conservação.
Um problema que ocorre freqüentemente nos bancos dianteiros do seu BMW, onde a espuma é mais macia (possui menos densidade que nas versões mais esportivas), é o rebaixamento das laterais, dando a impressão que o “banco está amassado”.
Pode-se corrigir isto facilmente, fazendo um “enchimento” com espuma especial, trabalho este feito por tapeceiro especializado, sem descosturar o banco.
Um dos melhores tapeçeiros de São Paulo é o Osny, também um especialista em restauração, hidratação e limpeza de interiores de BMWs Clássicas e atuais, Tel.: 11 3845-1057.
Quanto aos bancos elétricos, muitas vezes não funcionam bem em função dos cabos, que com o tempo se desatarracham e os quais devem ser lubrificados, junto com os trilhos, a cada 02 anos.
Há algumas roldanas/engrenagens de teflon, as quais se desgastam com o tempo e a BMW não possui peças de reposição, sendo necessária a troca de todo o conjunto do trilho, a custo muito elevado; para resolver este problema existe uma empresa em São Paulo que as reproduzem em latão, chamada Walling, Tel.: 11 5662-3656 ou 5661-7502.
Barra Anti-Torção
As barras anti-torção da carroceria são amplamente utilizadas hoje em dia e aumentam notávelmente a estabilidade do veículo, principalmente nos carros conversíveis.<br>
A barra fabricada pela AC Schnitzer, hoje pertencente a BMW AG, é uma das melhores. Outra opção é a barra da Racing Dynamics.
A BMW Motorsport produz barras somente para a M3:
Outra barra da BMW Motorsport, complementar para a barra anti-torção (Stress bar), é a barra estrutural (Strut bar).
No exterior, a Stress ou a Strut Bar (X-Brace) originais BMW Motorsport podem ser encontradas na Eurocar.
Foi feito um teste em uma BMW M3 E36 e o resultado da instalação da Stress e da Strut Bars juntas foi um sensível aumento na estabilidade, principalmente em alta velocidade, e uma diminuição significativa da torção da carroceria na dianteira.
Na Alemanha existe uma empresa especializada em barras anti-torção chamada Wiechers .
Outra opção é a Americana, especializada em BMW, Strong Strut .
Baterias
Em Breve
Em breve
Em função do problema de insegurança que vivemos atualmente, os automóveis BMW Blindados de Fábrica são a melhor opção para sua proteção.
São construídos dentro da própria linha de montagem da BMW na Alemanha, pertencem a chamada BMW Security Limousines e pesam aproximadamente 200 kilos a mais que o modelo normal, citando como exemplo a e39 540i Protection.
Portanto não sofrem adaptações, os vidros não cansam a vista, sua suspensão é reforçada em função do aumento de peso, o diferencial é mais curto e os freios são bem dimensionados.
Ficamos impressionados com a sua performance e o seu comportamento nas curvas e em velocidade. Qualquer pessoa diria que é um veículo normal—diferente das blindagens nacionais, com pior acabamento interno e sobrecarga da suspensão.
Entretanto para blindar seu veículo no Brasil, com qualidade, uma boa opção é a Cart , Tel.: 11 5575-5550.
Para quem adquire um veículo BMW blindado, é muito importante a realização do curso BMW Driver Training Protection.
BMW Driver Training
Aqui começa o BMW Driver Training.
Com objetivo de simular situações de extrema emergência, a que todos estão sujeitos no trânsito urbano, o curso visa ensinar procedimentos preventivos e principalmente educar as reações em condições de extremo perigo e descontrole.
Utilizando-se do modelo 330i, no curso básico os alunos
são submetidos a 7 exercícios de aproximadamente 50 minutos cada, sem contar a parte teórica.
As turmas são compostas de no máximo 10 alunos, sendo 2 por carro. Ao final os alunos aplicam tudo que aprenderam no desafio do Slalon. Em um circuito com vários obstáculos, cada aluno faz 3 tomadas de tempo.
O melhor tempo do ano é premiado.
Os Programas são oferecidos aos sábados e domingos no campo de provas da Pirelli em Sumaré, a 40 minutos de São Paulo.
O Programa Avançado (somente disponível para quem já realizou o Básico) apresenta um formato que tem como objetivo desenvolver exercícios práticos com técnicas de direção mais esportiva.
O participante será submetido a um dia repleto de atividades na pista, onde aprenderá a extrair o máximo de performance que o veículo tem a oferecer, com total segurança e conforto.
Técnicas de aproximação a uma curva, aprendendo a contornar a curva com maior aproveitamento e maior segurança, técnicas de frenagem, controle do veículo, etc.
O participante desenvolverá técnicas específicas, adquirindo habilidade para praticar o Circuito Aplicativo.
Muitos sócios do BMWCCB fizeram os cursos Básico e Avançado, e em alguns casos o instrutor foi o Ingo Hofman, profissional que todos conhecemos e respeitamos. Para maiores informações consulte o site do BMW Driver Training .
BMW Lifestyle
Em Breve
Este é um item muito importante para sua segurança.
O ideal é trocá-la a cada 04 anos ou 60.000km.
O desgaste da bomba de combustível no Brasil é maior em função da adição do álcool na gasolina.
Para cada modelo a pressão do combustível é diferente, portanto somente recomendo o uso da original BMW correspondente.
Para cada modelo a pressão do combustível é diferente, portanto somente recomendamos o uso da peça original BMW correspondente.
Para prolongar a vida útil da bomba de combustível, sugerimos:
· Uso da gasolina Podium da Petrobrás.
· Antes da troca do filtro usar o aditivo da STP para limpar todo o circuíto do combustível.
· Troca do filtro de combustível a cada 20.000kms ou 02 anos, independentemente da kilometragem.
· Limpeza do tanque de combustível a cada 60.000km ou 04 anos.
No caso das BMWs clássicas, tanto 04 como 06 cilindros, as bombas (mecânicas) são fabricadas pela Pierburg.
Nas BMWs Clássicas E3, E9, NK, E6 e E10 (114); E12 ou E21 04 cilindros o part number da bomba é 13 31 1 252 506.
No Brasil, numa emergência, a bomba modelo 214131 dos antigos volkswagen, fabricadas pela Brosol(Dana), funcionam perfeitamente e podem ser encontradas na Irapuã Tel.: 4787-1187 ou 4787-3968.
Caixa de Direção
Infelizmente, não possuímos as ruas e estradas européias, bem cuidadas e sem buracos, o que ocasiona num maior desgaste da caixa de direção, seja hidráulica ou manual.
Em função disto, recomendamos que, a cada 20.000km rodados, seja feita uma verificação da caixa de direção.
A folga destas peças ocasionam barulhos, dando a impressão de que existe alguma “coisa solta”, principalmente quando se roda em asfalto irregular. Outro sintoma é a “folga no volante”. A direção hidráulica da BMW, geralmente fabricada ZF, utiliza 02 tipos de óleo, quase sempre identificados na tampa do reservatório: Dexron III (vermelho) da Motul ou CHF 11S (verde) da Pentosin. Eles não podem ser misturados.
A BMW não possui peças de reposição para a caixa de direção, somente vende a peça inteira. As únicas peças vendidas individualmente são as mangueiras.
No caso de peças de reposição para a caixa de direção ZF ou mesmo reparação na mesma, recomendamos o concessionário ZF Pat-Paulicéia de São Paulo, Tel.: 11 3647-4100.
No caso de mangueiras para direção hidráulica, feitas sob medida, recomendamos a Flex Mang em São Paulo, Tel.: 11 3965-4411 .
Após estes reparos, é fundamental fazer um novo alinhamento.
Este é um item muito importante na manutenção do seu BMW.
O nível de óleo do câmbio deve ser verificado a cada 20.000 kms, preferencialmente em concessionárias BMW, devendo ser trocado a cada 40.000 kms; recomendamos o uso da marca Motul:
· Dexron III para câmbios automáticos.
· Motyl Gear para câmbios mecânicos normais.
· Gear 300 para câmbios mecânicos linha M.
O arbol (também conhecido como guibo ou disco de flexão) do eixo cardã, elemento de ligação com o câmbio, peça composta de aço e borracha, deve ser examinado a cada 10.000 Kms, principalmente nos BMWs Motorsport, e deve ser trocado no máximo a cada 40.000 kms
O “short-shifter”, ou trambulador curto, é um acessório que diminui o curso da manopla de câmbio entre marchas. Uma boa dica é uma empresa americana chamada UUC Motorwerks, fabricante de um short shifter especial, confeccionado em material aeronáutico e de grande precisão.
Testamos o short-shifter da UUC no câmbio da BMW M5 E34 06 marchas e o resultado foi surpreendente: engates mais precisos, curso da alavanca bastante reduzido e trocas muito mais rápidas.
Geralmente, os coxins de câmbios mecânicos acabam por produzir vibrações. Existe um suporte especial para quase todas BMWs mecânicas, fabricados pela Rogue Engineering.
Existe também um pedal de freio feito especialmente para as M3 E46 com câmbio SMGII, também da Rogue Engineering:
No que se refere ao câmbio SMGII, sugerimos algumas dicas de referência abaixo:
Este guia é para pessoas que não têm acesso ao software revendedor. Recomendamos ter seus códigos lidos por alguém com o software adequado, independentemente do que esta discussão se identifica como a questão. Não fazemos garantias de que esta discussão será correta 100% das vezes, como acontece com qualquer solução de problemas, este oferece uma “melhor estimativa”
Vá para o seu carro depois que ele resfriar.
Fique ao lado dele.
Aperte o botão de desbloqueio.
Você ouve o acionamento da bomba do SMG?
Não – O melhor palpite é que o relé cor Salmon está queimado (USD 10)
Sim –
Quanto tempo dura a bomba executado antes de se desligar?
Mais do que 10 segundos – Aponta para uma bateria fraca ou acumulador com problemas (bateria ~ $ 120) (acumulador USD2.000)
Menos de 10 segundos – uma boa notícia: as partes caras estão todas em ordem.
Entre em seu carro e coloque-o em “N” com o pé no freio. Acione o motor.
Carro não muda para “N” – O mais provável é o atuador, mas também poderia ser o sensor do pedal de freio.
Carro se desloca para “N” e arranca.
Shift para “1” ou “R”
“N” pisca ou carro seleciona “2” em vez de “1” – sensor de posição de embreagem está defeituoso (~ $300)
“1” ou “R” pisca – capuz ou sensor da porta é mais provável (DIY resistor correção ~ US $ 15) ou compressão da mola (~ US $ 20)
O carro se desloca para a marcha selecionada. Ir para uma unidade.
Estremece carro quando se desloca – executar o SMG soft reset ficar acima de 40 MPH, mudar para “N”, puxar para trás os dois remos por aproximadamente 10 segundos, mudar de volta na engrenagem. (~ $ 0)
Continue dirigindo.
O carro não está se deslocando para 1 nas paradas – Engrenagem Sensor de Posição
Somente engrenagens utilizáveis são R, 2,5 e 6 – engrenagem do sensor de posição (~ $ 300)
Carro às vezes perde turnos aleatoriamente pelas mesmas engrenagens – compressão da mola quebrada (~ US$20)
O carro vai bem, mas depois de um tempo a luz caixa de velocidades acende e ele muda para “N” – fluido hidráulico sensor de temperatura; a correção do resistor. (~ US$30)
ao utilizar as borboletas não acontece nada, mas o carro se desloca bem usando o câmbio direto – trocar as peças do paddle shifter.
Vá para casa e relaxar, se nada disso aconteceu, você provavelmente vai ficar bem.
Algumas dicas-
1. Certifique-se sempre que você tem uma bateria totalmente carregada.
2. Comprar relés Salmon em pares (às vezes você tem um mau e um de reserva é melhor do que esperar para o transporte).
3. Invista em um scanner de código, mesmo um simples barato pode ser útil.
4. Faça amizade com alguém que tem o melhor equipamento de digitalização de código como DIS / SSS / PROGMAN ect.
Aberto a sugestões para melhorar esta discussão. Vai continuar a editar este post conforme necessário.
– Preços Adicionado para correções mais comuns, DIY é claro. A SMG é bastante barato de possuir, especialmente considerando a vida útil da embreagem adicionada a partir da mudança impecável.
No caso de manutenção do câmbio automático, normalmente ZF, podemos recomendar a Pat-Paulicéia em São Paulo, Tel.: 11 3647-4100.
Capotas
Para preservar a capota de lona do seu BMW conversível, é importante usar shampoo neutro para lavá-la, bem como um pano novo.
Quanto ao vigia traseiro, normalmente de plástico, nunca deve ser lavado com o mesmo pano da lavagem normal.
O segredo é limpá-lo somente com uma flanela nova e com vidrex transparente, deixando secar naturalmente. Alternativamente, a Meguiar’s tem um produto chamado “Plastx” que é extremamente eficiente em eliminar manchas no plástico transparente das capotas conversíveis.
Este plástico poder ser substituído, pois possui um ziper para retirá-lo, porem aconselhamos que o serviço somente deva ser realizado em Concessionário BMW ou em um bom tapeceiro.
Chip
Na linguagem do tuning, fala-se muito sobre “troca de chip” para aumentar a performance do veículo.
Na verdade a troca de chip nada mais é que um novo software de gerenciamento do motor mais aperfeiçoado, geralmente perfeito para modelos BMW com mais de 02 anos da data de seu lançamento na Alemanha, pois os programadores, através de testes em dinamômetros, acabam aperfeiçoando o software original, aumentando a potência, antecipando a curva de torque, retirando o limite eletrônico de velocidade (250Km/h por hora) e aumentando um pouco o limite de rotação do motor, muitas vezes também diminuindo o consumo de combustível.
Em muitos casos, é difícil conseguir extrair uma alta cavalagem de motores aspirados. Por isso, recomendamos testar a diferença antes e depois em dinamômetro, para avaliar ganho de potência. Em motores turboalimentados, é geralmente mais fácil extrair um a potência maior.
Podemos recomendar a eWerk em São Paulo, Tel.: 11 3875-7600, pois são especialistas em BMW e representantes dos alemães que fazem a programação dos softwares para os melhores tuners (preparadores) na Europa.
Conserto de Rodas
Em Breve
As correias devem ser examinadas a cada 10.000kms e trocadas a cada 30.000kms ou 03 anos.
Após a troca, deve-se conferir a folga após 500kms rodados ou 30 dias decorridos.
Em viagens longas, o ideal é levar um jogo de correias de reserva, lembrando que as mesmas não podem ser dobradas.
A marca de correias mais comumente recomendada é a linha Contitech da Continental, fornecedores originais à BMW.
Coxins
Os coxins do motor e câmbio do seu BMW, normalmente hidráulicos, devem ser examinados a cada 10.000kms e trocados quando apresentarem vazamento de óleo.
Outro sintoma da necessidade de troca dos coxins é a ocorrência de vibração no motor ou no câmbio.
É importante uma inspeção visual nos coxins dos amortecedores, pois com o uso a borracha costuma rachar.
Normalmente os coxins de câmbio mecânico produzem vibrações. Há um suporte especial para quase todas BMWs mecânicas, fabricado pela Rogue Engineering .
Em Breve
O nível do óleo do diferencial deve ser verificado a cada 20.000 kms e deve ser trocado a cada 40.000 kms. Recomendamos o uso do óleo da Motul:
· Motyl Gear para diferenciais normais.
· Gear 300 para diferenciais veículos linha M.
Dito isso, o óleo diferencial de fábrica utilizado em praticamente todas as BMW Motorsport é o SAF-XJ+FM, hipóide, fabricado pela Castrol (Syntrax). Sua viscosidade dever ser 75W-140.
Existe uma caixa de diferencial da Alpina, disponível na Bekkers, maior, com mais capacidade de óleo e refrigeração, usada no caso de veículos com grande aumento de potência, com a finalidade de lubrificar melhor e manter a temperatura do óleo baixa em altas velocidades.
Para um razoável aumento de performance, indicamos os diferenciais mais curtos da Quaife, provavelmente o melhor autoblocante do mundo. Existe uma tabela de aplicações para alguns modelos BMW, disponíveis na Koala Motorsport .
No caso dos veículos blindados, os diferenciais mais curtos recuperam parte da performance perdida pelo aumento do peso, uma consequência da blindagem.
Cálculo de Velocidade Final
Para se calcular a velocidade final que um veículo pode atingir devemos levar em conta muitos fatores como: potência, peso, coeficiente de arrasto aerodinâmico (CX), área frontal, atrito com o solo, e perdas mecânicas diversas.
Porém, existe um cálculo que leva em conta apenas as relações de transmissão e o diâmetro do conjunto rotante de tração e nos fornece a velocidade máxima teórica que o veículo pode atingir (teórica, pois pode ser que não seja possível atingí-la (por falta de potência por exemplo).
Tomemos como referência uma BMW M5 E 34 1992:
A roda de tração traseira utiliza um pneu 255/40/17 .
Devemos calcular o diâmetro do conjunto roda/pneu e para isso devemos multiplicar o valor da largura do pneu 255 mm por seu perfil em porcentagem que no caso é 40 e depois multiplicar por 2, pois temos que considerar no cálculo o lado de cima e o de baixo do pneu.
Some-se a isso o diâmetro da roda (no caso 17 polegadas) que iremos transformar em mm multiplicando por 25,4 .
Então teremos ( 255 x 0,40 x 2 ) + ( 17 x 25,4 ) = 635,8 mm de diâmetro final do pneu.
O perímetro do círculo é 3,1416 x diâmetro, portanto 3,1416 x 635,8 = 1997,42 mm = 1,99 metro , ou seja, a cada giro da roda o veículo desloca-se 1,99 metro.
Agora precisamos da relação da última marcha que no caso é 0,81:1,ou seja, em quinta marcha a cada rotação do motor, e no caso do eixo primário do câmbio,teremos 1,23 voltas no eixo de saída do câmbio e consequentemente na entrada do diferencial.
A relação do diferencial pode ser descoberta através de uma plaqueta metálica localizada em um dos parafusos da tampa do diferencial ou dividindo-se o número de dentes da corôa pelo número de dentes do pinhão e que no caso é 43 e 11,ou seja 43 / 11=3,91:1 , e que significa que a cada 3,91 rotações do cardan a roda gira uma volta.
Precisamos também saber qual a rotação máxima do motor que no caso é de 7000 rpm.
Agora temos todos os elementos para o cálculo da velocidade final teórica.
Rotação máxima do motor / (dividido) relação da última marcha / relação do diferencial = 7000 / 0,81 / 3,91 = 2210 rpm que é o número de voltas que a roda irá dar em última marcha na rotação máxima do motor.
Agora multiplique isto pelo espaço que a roda percorre em cada volta e teremos 2210 x 1,99 = 4397,9 em metros por minuto, multiplique por 60 e divida por 1000 para ter o resultado em kms por hora, vejamos 4397,9 x 60 / 1000 = 263,87 .
Concluindo, isto quer dizer que se o motor desta M5 tiver potência suficiente, com as relações de transmissão e o pneu que o carro possui e a máxima rotação útil do motor o veículo poderá atingir 263,87 kms por hora, isto se o limitador de velocidade estiver desativado é claro.
Este texto sobre cálculo de velocidade final foi elaborado pelo Marco Silveira, um especialista em mecânica BMW eproprietário de uma M5 E34.
Dinamômetro
Muitas vezes, ouvimos falar sobre “chips”, escapamentos, filtros especiais, comandos de válvulas, etc., no intuito de aumentar a potência e a performance do nosso BMW.
Porém, sem que haja uma constatação empírica.
Através do Dinamômetro, podemos medir o “antes” e o “depois” da modificação, tendo conferência do ganho de potência e de torque.
Existe em São Paulo, disponível para locação, o mesmo dinamômetro usado pelos preparadores europeus e americanos para testarem suas modificações.
Trata-se do Dynojet, de fabricação americana, aprovado pelos pilotos e engenheiros da NASCAR. Este dinamômetro é do tipo inercial, e foi projetado para atender a várias exigências, tanto do público automotivo de produção, como aos preparadores.
Através do uso deste equipamento, pode-se ter a qualquer momento, a mais segura pista de teste veicular: sem os riscos de acidentes e podendo alcançar as velocidades máximas no seu veículo, sem incidência de multas.
O Dinamômetro Dynojet fornece todos os resultados de testes em forma de gráficos na tela do computador ou impressora. Adicionalmente, pode-se obter resultados em todas as rotações do motor, em forma numérica, comparando-os com outros resultados de testes anteriores.
Além da potência, é mensurado o torque e o rpm na forma de gráficos, assim como informações relacionadas: comparação entre testes anteriores e padrão do projeto do veículo, simulação de carga máxima do veículo, carga absorvida pela transmissão (potência negativa), correção do velocímetro do veículo, correção do tacômetro do veículo e normalização de fatores para que os testes sejam simulados ao nível do mar.
Há vários outros diagnósticos que o seu corpo de engenheiros de qualidade poderão avaliar nos veículos, desde ruídos no conjunto motriz, até vibrações excessivas, ou por defeitos em peças, ou por irregularidades nos pneus, ou mesmo por defeitos de produção.
No controle de qualidade e comparação com produtos concorrentes de outras marcas, o dinamômetro Dynojet é imbatível, pois com simples rodar do veículo no dinamômetro, sem as inúmeras e onerosas adaptações, pode-se ter todos os resultados desejados.
A sensibilidade do Dynojet é surpreendente. Por exemplo, nos veículos de tração dianteira, pode-se até ajustar a regulagem de direção para que a potência do motor não seja consumida por excesso de atrito nas rodas, com conseqüente aumento do consumo dos pneus e combustível. Qualquer ajuste na regulagem do motor será lido e acusado pelo Dynojet.
De forma geral, dinamômetros servem como uma ferramenta fiel e de grande exatidão nos relatórios que emite.
Para quaisquer outras informações, locação ou eventual visita às instalações em São Paulo, sugerimos o seguinte contato: email:amir1@terra.com.br, ou pelos Tels.: 11 3773-8670 e 11 9641-0254.
Funilaria e Pintura
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Proteção Pintura Detalhamento Automotivo Limpeza
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