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Dicas BMW Car Club Brasil
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As abraçadeiras devem ser substituídas na primeira vez que ocorrer troca de mangueira, pois as originais só devem ser apertadas uma vez. Existe uma abraçadeira nacional, fabricada pela Suprens, totalmente em aço inox, superior a peça original. Para apertá-la devemos usar uma chave de boca de 06mm.
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O acoplamento da hélice do radiador de água, normalmente da marca Behr, deve ser examinado a cada 10.000kms e trocado a cada 40.000kms ou a cada 04 anos.
Quando o motor do seu BMW é mais exigido, como em uma subida de serra, e o marcador de temperatura indicar aumento, o defeito pode ser do acoplamento viscoso da hélice de refrigeração, desde que:<br>
· não exista mangueiras ou correias rompidas
· o nível do coolant do radiador esteja normal
· a válvula termostática esteja funcionando corretamente.
Recomenda-se que a verificação, o serviço de troca, e sua conferência sejam realizados somente em concessionários autorizados.
Também pode-se comprar a peça original BMW através de importadores independentes brasileiros:
Bremmen…………. Tel.: 11 4066-3003
Warehouse………. Tel.: 11 6604-5007
Bavaria Import….. Tel.: 47 453-0099
Para maiores informações, consulte a Behr Brasil, Tel.: 11 4652-0300.
Os amortecedores devem ser examinados a cada 30.000 kms e trocados a cada 60.000 kms.
Recomendamos os originais BMW. Há vários fabricantes conceituados que possuem homologação junto a BMW: Bilstein, Sachs, e Boge entre outros.
De modo geral, os amortecedores da Sachs e da Boge propiciam um rodar macio enquanto os amortecedores da Bilstein, focados na condução esportiva, possuem maior pressurização e portanto propiciam um rodar mais firme. Portanto, em vias de piso irregular como no caso de várias regiões brasileiras, os Bilstein poderão resultar num rodar um tanto desconfortável.
Um especialista em amortecedores, e representante da Bilstein no Brasil, é a Suspensão e Soluções Ltda. (http://www.ss-amortecedores.com.br/). A SS não somente comercializa os produtos da Bilstein mas tamém possui o ferramental e o conhecimento adequados para recondicionar ou re-calibrar amortecedores Bilstein.
Outra opção de amortecedor é o holandês Koni, representado no Brasil pela LG, Tel.: 11 5181-9619 .
No caso de restauração, recomendamos um especialista em Curitiba chamado Robust Amortecedores, Tel.: 41 278-8395 ou 41 284-5233.
No caso das E36 Coupê e Sedan, a torre dos amortecedores traseiros costuma rachar, em função da fadiga do metal, podendo ocasionar um acidente grave; este item deve ser verificado a cada 40.000kms e a BMW fornece uma peça reforçada para substituição (recomendamos que este tipo de serviço seja feito em concessionários autorizados).
Também recomendamos a troca do suporte traseiro dos amortecedores por um mais reforçado, como aqueles oferecidos pela Rogue Engineering.
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Em função disto, recomendamos que, a cada 20.000km rodados, seja feita uma verificação da caixa de direção.
A folga destas peças ocasionam barulhos, dando a impressão de que existe alguma “coisa solta”, principalmente quando se roda em asfalto irregular. Outro sintoma é a “folga no volante”. A direção hidráulica da BMW, geralmente fabricada ZF, utiliza 02 tipos de óleo, quase sempre identificados na tampa do reservatório: Dexron III (vermelho) da Motul ou CHF 11S (verde) da Pentosin. Eles não podem ser misturados.
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